Projeto "Portugal Bike Value", dentro dos objetivos do SIAC, visa a melhoria da competitividade do país através da promoção internacional do Portugal Bike Value e a captação de investimento na fileira da Mobilidade Suave.

Identificação e Enquadramento do projeto

Aviso: 02/SIAC/2015
Designação do Projeto : Portugal Bike Value - Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Internacionalização
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Objetivo Temático: OT 3 - Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
Prioridade de Investimento: PI 3.2 - O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização
Tipologia de Intervenção: TI 52 - Internacionalização das PME
Fundo: FEDER
N.º do projeto : 014990

Montantes Envolvidos

Investimento Total: 553.513,60 euros
Investimento Elegível: 513.704,525 euros
Incentivo não Reembolsável: 436.648,61 Euros
Data de Início do projeto: 2016-01-01
Data de Fim do projeto: 2017-12-31

Síntese do projeto

Projeto "Portugal Bike Value", dentro dos objetivos do SIAC, visa a melhoria da competitividade do país através da promoção internacional do Portugal Bike Value e a captação de investimento na fileira da Mobilidade Suave.

Com o presente projeto, pretende-se desenvolver um plano que permita às empresas do setor da Mobilidade Suave português incrementar a sua notoriedade a nível mundial, e que assim permita aumentar lugares no ranking das exportações de produtos e serviços.

Descrição e objetivos do Projeto

Num plano mais operacional, a presente iniciativa visa apoiar a internacionalização do setor da Mobilidade Suave, que abrange um conjunto alargado de empresas com competências e valências comprovadas neste domínio e captar novos investimentos pelo desenvolvimento de ações coletivas bem estruturadas e planeadas com o objetivo de reforçar o reconhecimento internacional da imagem de Portugal associada à qualidade e sustentabilidade dos das empresas, produtos e serviços do setor. Além de reforçar a imagem de Portugal como fornecedor de produto e capacidade produtiva, pretende-se também aumentar o reconhecimento da sua sofisticação e inovação e, por outro lado, reforçar as vantagens de Portugal como destino de investimento em novas unidades de produção para as marcas de renome internacional. Como já referido, o Portugal Bike Value advém de uma estratégia delineada pelos projeto Mobilidade Suave 1 e 2, e como conceito já foi comunicado num dos jornais mais conceituados do setor, Bike Europe.

O objetivo operacional tem três eixos de atuação

Eixo 1 - Promover internacionalmente as empresas nacionais e respetivos produtos e soluções tecnológicas;
Eixo 2 - Promover Portugal como fornecedor de capacidade produtiva, reforçando junto das principais marcas internacionais como reforço das atividades OEM e Nearshoring.
Eixo 3 - Promover Portugal como destino de investimento em novas unidades de produção, reforçar a captação de investimento estrangeiro aliado ao Know How, mao de obra qualificada, benefícios estatais e outros e proximidade ao maior mercado de consumo de bens e serviços do setor da Mobilidade Suave.