O BIKE UP visa reforçar o empreendedorismo qualificado e criativo no setor das bicicletas, potenciando a resposta aos desafios societais, através de ideias inovadoras e empresas que reforcem a competitividade, a transformação digital, a mobilidade sustentável e o ajuste às exigências dos mercados.
Identificação e Enquadramento do projeto
N.º Projeto: 071926
Designação do Projeto: BIKE UP - Programa de empreendedorismo para o setor das bicicletas
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial | Portugal 2020
Objetivo Temático: OT 8 - Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade Laboral
Prioridade de Investimento: PI 8.3 - Criação de emprego por conta própria, empreendedorismo e criação de empresas, incluindo micro, pequenas e médias empresas inovadoras
Tipologia de Intervenção: TI B5 - Dinamização do ecossistema do empreendedorismo
Regiões de intervenção: Região Centro, Norte e Alentejo Entidade Beneficiária: ABIMOTA - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS INDÚSTRIAS DE DUAS RODAS, FERRAGENS, MOBILIÁRIO E AFINS
Data de Aprovação: 2020-09-23
Data de Início: 2021-01-01
Data de Conclusão: 2022-12-31
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização | COMPETE 2020
Fundo: Fundo Social Europeu (FSE)
Montantes envolvidos
Custo total elegível: 365.203,20 Euros
Apoio Financeiro proveniente do Fundo: 310.422,72 Euros
Síntese do projeto
O projeto BIKE UP tem como objetivo estratégico geral o reforço do empreendedorismo qualificado e criativo no setor das bicicletas e componentes, sensibilizando e potenciando o apoio à geração de ideias inovadoras que respondam aos desafios de competitividade e às novas tendências que se registam. E pretende promover o surgimento de empresas que respondam ao processo de aceleração tecnológica do setor, às oportunidades decorrentes da mobilidade sustentável, da transformação digital e dos novas exigências e hábitos dos consumidores.
Assim, a promoção do empreendedorismo será suportada pelo alinhamento entre as necessidades do mercado empresarial e a oportunidade de surgirem novas empresas de base tecnológica e/ou criativa que apoiem a suficiência do mesmo.
Descrição e objetivos do Projeto
O projeto BIKE UP insere-se na estratégia da ABIMOTA, constituindo-se como mais um contributo significativo para aumentar o dinamismo e a competitividade do cluster das bicicletas, e deste modo, a notoriedade e peso do setor ao nível internacional.
O projeto promovido pela ABIMOTA evidenciará uma natureza coletiva, abrangente e não discriminatória, respondendo a riscos e oportunidades comuns de um conjunto alargado de empresas, não sendo dirigido em exclusivo aos seus associados, sem benefício particular para nenhuma entidade.
Detalhando o objetivo estratégico geral, atrás referido, e o Diagnóstico da realidade visada, define-se que o BIKE UP terá como objetivos específicos:
- promover uma cultura empreendedora entre os jovens, despertando-as para a função de transformação e geração de riqueza para a sociedade;
- promover o apoio ao surgimento de empreendedorismo qualificado e criativo, promovendo o ajustamento entre a procura e a oferta de qualificações e a crescente competitividade e internacionalização;
- potenciar a geração de ideias inovadoras e soluções estratégicas na resposta aos desafios de competitividade, aos desafios sociais e societais e às novas exigências dos mercados que se impõem ao setor;
- promover o surgimento de empresas que respondam ao processo de aceleração tecnológica do setor, às oportunidades decorrentes da mobilidade sustentável, da transformação digital e dos novas exigências e hábitos dos consumidores;
- contribuir para incentivar iniciativas empresariais e novas empresas com impacto relevante no setor, na sociedade e na economia das regiões alvo;
- promover a adoção pelos empreendedores e empresas, de boas práticas de inovação tecnológica, organizacional e as práticas de gestão e marketing, preparando-os para os desafios de um mercado global e gestão de empresas de crescimento acelerado;
- diminuir o tempo de implementação de novas startups, nomeadamente através de mentoring, contato com infraestruturas de apoio e alinhamento dos negócios com as oportunidades do mercado, configurando um apoio permanente de capacidades empresariais dos empreendedores;
- desenvolver ofertas complementares e integradas;
- criar respostas para lidar com um contexto de aumento do desemprego e/ou de abrandamento do volume de negócios do setor na sequência da pandemia da COVID-19.